YALE UNIVERSITY ▼ DEPARTMENT OF SPANISH AND PORTUGUESE
SPRING SEMESTER 2023
EXPANDED BRAZILIAN POETRY
W 3:30-5:20PM
PROFESSOR PATRÍCIA LINO
[email protected] ZOOM ID: 965 449 2228
Office Hours: MW 11:30AM-12:30PM HQ 443
[THE ENGLISH VERSION OF THE SYLLABUS IS AVAILABLE HERE.]
SPRING SEMESTER 2023
EXPANDED BRAZILIAN POETRY
W 3:30-5:20PM
PROFESSOR PATRÍCIA LINO
[email protected] ZOOM ID: 965 449 2228
Office Hours: MW 11:30AM-12:30PM HQ 443
[THE ENGLISH VERSION OF THE SYLLABUS IS AVAILABLE HERE.]
Que me desculpem os poetas. Eu não os ataco para molestá-los e com gosto farei homenagem aos altos valores pessoais de muitos deles; mas o cálice dos seus pecados já se encheu. É preciso abrir as janelas desta hermética casa e pôr seus habitantes ao ar fresco, é preciso sacudir a pesada, majestosa e rígida forma que os oprime. Pouco me importa que insultem a mim ou a minha nota. – Por acaso posso esperar que aceitem um julgamento que tira sua razão de ser? – E, além disso, minhas palavras estão destinadas à nova geração. O mundo se veria em situação desesperadora se a cada ano não entrasse um novo contingente de seres humanos, frescos, livres do passado, não comprometidos com ninguém nem com nada, não paralisados por postos, glórias, obrigações e responsabilidades, seres, enfim, não definidos pelo que já fizeram, e portanto livres para escolher. WITOLD GOMBROWICZ "CONTRA OS POETAS". 1947. Trad.: Clarisse Lyra e Rodrigo Lobo Damasceno Nel proceso utilizado para domesticar poetas, el aplauso, el consenso elogioso, la popularidade, son los fatores más peligrosos. El poeta que sucumbe a la tormenta de los aplausos deve pensar que los imbéciles, que formam la gran massa de los chamados entendidos, non se equivocan nunca: somente aclamam lo inofensivo. El poeta deve desconfiar desse aplauso, desse elogio unânime, que usam para fabricar las grades de sua jaula. Por isso Breton lanzó um alerta lúcido a los poetas al dizer: “La aprobación del público debe ser evitada acima de tutti kuanti”. Pues un poeta domesticado por el elogio tem mais valor para los predicadores de la submissione que los inocentes versificadoresque apresentam como substituto. El poeta domesticado se convierte en ejemplo de la inutilidad de ser libre. Como el león domesticado, es una caricatura grotesca dum gran señor de la liberdade, y seus rugidos adquirem entonces tons de canto de rouxinol. ALDO PELLEGRINI transdelirado al portunhol selvagem por DOUGLAS DIEGUES |
CLASS 1 // JANUARY 18, WEDNESDAY
PARTE 1: APRESENTAÇÕES, APRESENTAÇÃO DO SEMINÁRIO
PARTE 2: EXPANSÃO, INTERMEDIALIDADE OU HIBRIDEZ
2.1. O que é um poema?; 2.2. O que é um poema expandido?; 2.3. Expansão versus livro; 2.4. A universalidade sensata da expansão; 2.5. De Símias de Rodes a Mallarmé; 2.6. Os contemporâneos não sabem ler; 2.7. Como ler um poema expandido?
TEXTOS RECOMENDADOS
ASL Mendonça & Álvaro de Sá, Poesia de Vanguarda no Brasil: de Oswald de Andrade ao Poema Visual, 1983.
Álvaro Faleiros, "Haroldo de Campos e a dobra de Mallarmé", XI Congresso Internacional da ABRALIC, 2008. Acessível aqui.
David Gullentops, Poétique du Lisuel, 2001.
Jan Kwapisz, "The Three Preocupations of Simias of Rhodes", Aitia, 2018. Acessível aqui.
Katherine Shingler, "Perceiving text and image in Apollinaire's calligrammes", Paragraph, 2011. Acessível aqui.
Roland Greene, "Material poetry of the Renaissance / The Renaissance of material poetry: An annotated record of the exhibition", Harvard Library Bulletin 3, 1992. Acessível aqui.
TRABALHO DE CASA
— Ler o seguinte conjunto de textos. Disponível aqui.
— Escrever um comentário (mínimo 3 páginas) sobre um dos poemas e enviá-lo para o meu email até 2h antes do nosso próximo seminário.
CLASS 2 // JANUARY 25, WEDNESDAY
PARTE 1: A INFRALEITURA
1.1. O que é a infraleitura; 1.2. Corporalidade, decolonização, performance académica; 1.3. O corpo da ensaísta em expansão; 1.4. Alguns exemplos práticos de infraleitura.
PARTE 2: EXERCÍCIO PRÁTICO DE INFRALEITURA
[a partir de poemas de Ana Hatherly, Alexandre O'Neill, Mary Ellen Solt, Philadelpho Menezes, Eugen Gomringer, Salette Tavares, Max Bense ou Norman H. Pritchard]
PARTE 3: CIDADE + ESPACIALIZAÇÃO + MIMESIS, MOVIMENTO E TRIDIMENSIONALIDADE
3.1. O poema e o aparecimento da cidade; 3.2. Flâneur — flâneuse; 3.3. Mimesis e o poema espaciotemporal; 3.3. Dziga Vertov e o kino-eye; 3.4. Luís Aranha e o poema-olho.
PARTE 4: CHARLES BAUDELAIRE + CESÁRIO VERDE + ÁLVARO DE CAMPOS + LUÍS ARANHA
4.1. Análise comparada de poemas de Charles Baudelaire, Cesário Verde, Álvaro de Campos e Luís Aranha.
TEXTOS RECOMENDADOS
Cameron Finch, “The Subversive Flâneuse: An Interview with Lauren Elkin”. Acessível aqui.
Lauren Elkin, Flâneuse: Women Walk the City in Paris, New York, Tokyo, Venice, and London, 2017.
Olivia Laing, The Lonely City: Adventures in the Art of Being Alone, 2016.
Sylvia Molloy, “Flâneries textuales: Borges, Benjamin y Baudelaire”, Variaciones Borges 8 (1999). Acessível aqui.
Walter Benjamin, “On some motifs in Baudelaire.” In Walter Benjamin: Selected Writings. Vol. 4, 1938-1940.
Walter Benjamin, Charles Baudelaire: A Lyric Poet in the Era of High Capitalism, 1983.
TRABALHO DE CASA
— Exercício de escrita livre: "poema-olho". Se a(o) estudante optar por fazer o exercício, deverá enviá-lo para o meu email até 2h antes do nosso próximo seminário.
— Em caso de não conhecer ambos os textos, ler “Manifesto da poesia pau-brasil" (1924) e "Manifesto antropófago" (1928). Acessíveis aqui: em português e inglês ("Manifesto da poesia pau-brasil" & "Manifesto antropófago").
— Ler Pau Brasil (1925) de Tarsila do Amaral e Oswald de Andrade. Acessível aqui.
— Escrever um comentário (mínimo 3 páginas) sobre a relação do poema com o desenho em Pau Brasil e enviá-lo para o meu email até 2h antes do nosso próximo seminário.
PATRÍCIA LINO. INFRALEITURA. DIAGRAMA 3.
DZIGA VERTOV. MAN WITH A MOVIE CAMERA. 1929.
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CLASS 3 // FEBRUARY 1, WEDNESDAY
PARTE 1: ANTROPOFAGIA, EXPANSÃO E ANTICOLONIALISMO
1.1. Antropofagia e reciclagem; 1.2. Expansão antropófaga; 1.3. A intermedialidade é sempre política. 1.4. Cinema e colagem.
PARTE 2: READY MADE, COLETIVIDADE E NÃO-ORIGINALIDADE
2.1. Marcel Duchamp e Oswald de Andrade; 2.2. Os primeiros modernistas e o princípio da coletividade (Semana de Arte Moderna, outras colaborações interdisciplinares); 2.3. Apropriações artísticas recentes do Theatro Municipal de São Paulo (Emicida, Exposição "Contramemórias"); 2.4. Contra o estatuto da(o) a(o) autor(a) ocidental.
PARTE 3: LIVROS DE POEMAS COM DESENHOS: INFANTILIDADE E HIBRIDEZ
3.1. Perfeito Cozinheiro das Almas deste Mundo (1918-19); 3.2. Feuilles de Route (1924); 3.3. Pau Brasil (1925); 3.4. Quelques Visages de Paris (1925); 3.5. Primeiro Caderno do Alumno de Poesia Oswald de Andrade (1927); 3.6. O Mundo do Menino Impossível (1927).
TEXTOS RECOMENDADOS
Benedito Nunes, “A antropofagia ao alcance de todos”, Obras Completas de Oswald de Andrade, VI, Do Pau-Brasil à Antropofagia e às Utopias, 1970.
Décio Pignatari, “Marco zero de Andrade”, ALFA: Revista de Linguística, v. 5, Unesp, 2001.
Eduardo Viveiros de Castro, Encontros, 2008.
Gérard Genette, Palimpsests: Literature in the Second Degree, 1997.
Gilberto Mendonça Teles, Vanguarda Europeia e Modernismo Brasileiro, 1985.
Haroldo de Campos, “Da razão antropofágica: diálogo e diferença na cultura brasileira”, Metalinguagem & Outras Metas, 1992.
Leila Perrone-Moisés, “Literatura comparada, intertexto e antropofagia”, Flores da Escrivaninha, 1990.
Linda Hutcheon, Uma Teoria da Paródia, 1985.
Marjorie Perloff, Unoriginal Genius: Poetry by Other Means in the New Century, 2010.
Kenneth David Jackson, "A View on Brazilian Literature: Eating the "Revista de Antropofagia", Latin American Literary Review, 1978.
Kenneth Goldsmith, Uncreative Writing. Managing Language in the Digital Age, 2011.
TRABALHO DE CASA
— Ler Álbum de Pagu (1929). Acessível aqui. [Instruções: 1. Entrar no website; 2. Clicar em "Revistas"; 3. Selecionar "02"; 4. Buscar as páginas de Álbum de Pagu] e aqui.
— Ler o conjunto de quadrinhos de Pagu. Acessível aqui.
— Escrever um comentário (mínimo 2 páginas) sobre Álbum de Pagu ou escrever um comentário sobre a relação de Álbum de Pagu com os quadrinhos da autora e enviá-lo para o meu email até 2h antes do nosso próximo seminário.
POEMAS-OLHO & OUTROS EXERCÍCIOS
Alan [Poema 1 & Poema 2]
Katherina [Texto 1]
Daniela [Poema 1 & Poema 2]
Inês [Poema 1]
Ilianna [Poema 1]
Thais [Poema 1]
CLASS 3 // FEBRUARY 1, WEDNESDAY
PARTE 1: ANTROPOFAGIA, EXPANSÃO E ANTICOLONIALISMO
1.1. Antropofagia e reciclagem; 1.2. Expansão antropófaga; 1.3. A intermedialidade é sempre política. 1.4. Cinema e colagem.
PARTE 2: READY MADE, COLETIVIDADE E NÃO-ORIGINALIDADE
2.1. Marcel Duchamp e Oswald de Andrade; 2.2. Os primeiros modernistas e o princípio da coletividade (Semana de Arte Moderna, outras colaborações interdisciplinares); 2.3. Apropriações artísticas recentes do Theatro Municipal de São Paulo (Emicida, Exposição "Contramemórias"); 2.4. Contra o estatuto da(o) a(o) autor(a) ocidental.
PARTE 3: LIVROS DE POEMAS COM DESENHOS: INFANTILIDADE E HIBRIDEZ
3.1. Perfeito Cozinheiro das Almas deste Mundo (1918-19); 3.2. Feuilles de Route (1924); 3.3. Pau Brasil (1925); 3.4. Quelques Visages de Paris (1925); 3.5. Primeiro Caderno do Alumno de Poesia Oswald de Andrade (1927); 3.6. O Mundo do Menino Impossível (1927).
TEXTOS RECOMENDADOS
Benedito Nunes, “A antropofagia ao alcance de todos”, Obras Completas de Oswald de Andrade, VI, Do Pau-Brasil à Antropofagia e às Utopias, 1970.
Décio Pignatari, “Marco zero de Andrade”, ALFA: Revista de Linguística, v. 5, Unesp, 2001.
Eduardo Viveiros de Castro, Encontros, 2008.
Gérard Genette, Palimpsests: Literature in the Second Degree, 1997.
Gilberto Mendonça Teles, Vanguarda Europeia e Modernismo Brasileiro, 1985.
Haroldo de Campos, “Da razão antropofágica: diálogo e diferença na cultura brasileira”, Metalinguagem & Outras Metas, 1992.
Leila Perrone-Moisés, “Literatura comparada, intertexto e antropofagia”, Flores da Escrivaninha, 1990.
Linda Hutcheon, Uma Teoria da Paródia, 1985.
Marjorie Perloff, Unoriginal Genius: Poetry by Other Means in the New Century, 2010.
Kenneth David Jackson, "A View on Brazilian Literature: Eating the "Revista de Antropofagia", Latin American Literary Review, 1978.
Kenneth Goldsmith, Uncreative Writing. Managing Language in the Digital Age, 2011.
TRABALHO DE CASA
— Ler Álbum de Pagu (1929). Acessível aqui. [Instruções: 1. Entrar no website; 2. Clicar em "Revistas"; 3. Selecionar "02"; 4. Buscar as páginas de Álbum de Pagu] e aqui.
— Ler o conjunto de quadrinhos de Pagu. Acessível aqui.
— Escrever um comentário (mínimo 2 páginas) sobre Álbum de Pagu ou escrever um comentário sobre a relação de Álbum de Pagu com os quadrinhos da autora e enviá-lo para o meu email até 2h antes do nosso próximo seminário.
POEMAS-OLHO & OUTROS EXERCÍCIOS
Alan [Poema 1 & Poema 2]
Katherina [Texto 1]
Daniela [Poema 1 & Poema 2]
Inês [Poema 1]
Ilianna [Poema 1]
Thais [Poema 1]
OSWALD DE ANDRADE. PRIMEIRO CADERNO DO ALUMNO DE POESIA OSWALD DE ANDRADE. 1927.
CLASS 4 // FEBRUARY 8, WEDNESDAY
PARTE 1: ÁLBUM DE PAGU + QUADRINHOS
1.1. A produção interdisciplinar das mulheres: Patrícia Galvão; 1.2. Interdisciplinaridade e feminismo: Álbum de Pagu (1929); 1.3. Álbum de Pagu e os quadrinhos; 1.4. Os quadrinhos feministas de Pagu para O Homem do Povo.
PARTE 2: DIA GARIMPO
2.1. A produção interdisciplinar das mulheres: Julieta Barbara; 2.2. Um livro de poemas com desenhos esquecido pela crítica: Dia Garimpo (1939); 2.3. Análise de “Mãe gentil”.
PARTE 3: ANOS 80-2000: LIVROS DE POEMAS COM DESENHOS
3.1. Zuca Sardan, Eustáquio Gorgone de Oliveira, Jorge Lima Barreto, Mário Vaz, Nicolas Behr, Waly Salomão, Ana Cristina Cesar, Manoel de Barros, Hilda Hilst e Douglas Diegues.
PARTE 4: SIGNATARI: OSWALD PSICOGRAFADO
PARTE 5: EXERCÍCIO DE POESIA EM QUADRINHOS
TEXTOS RECOMENDADOS
Pagu, Autobiografia Precoce, 1940.
Augusto de Campos, Pagu: Vida-Obra, 1982.
José Roberto Aguilar; Lucila Meirelles; Pichi Martinari, Julieta é Bárbara, 2011.
Mariano Marovatto, “Dia Garimpo”, Dia Garimpo, 2022.
TRABALHO DE CASA
— Continuar o exercício de poesia em quadrinhos.
— Enviar o exercício de poesia em quadrinhos para o meu email até 2h antes do nosso próximo seminário.
— Preparar uma apresentação breve (5-10 min.) com respeito ao exercício de poesia em quadrinhos para o nosso próximo seminário.
POEMAS EM QUADRINHOS
Shi Wen [Poema 1]
Inês [Poema 1]
Ilianna [Poema 1]
Thais [Poema 1]
Katherina [Poema 1]
Alan [Poema 1]
PAGU. ÁLBUM DE PAGU. 1929.
CLASS 5 // FEBRUARY 15, WEDNESDAY
PARTE 1: APRESENTAÇÃO DOS POEMAS EM QUADRINHOS
PARTE 2: NÃO-COMUNICAÇÃO, ANTI-LOGOCENTRISMO E CODIFICAÇÃO
2.1. O princípio subtrativo da composição; 2.2. Uma erótica da interpretação. 2.3. O aparecimento da(o) leitor(a); 2.4. Colaboração autoral.
PARTE 3: INTRODUÇÃO À POESIA CONCRETA
3.1. “Plano-piloto para poesia concreta” (1958); 3.2. O poema como um objeto intrincado; 3.3. A verbivocovisualidade. 3.4. Análise de poemas de Edgard Braga, Ronaldo Azeredo, Augusto de Campos, Felipe Ehrenberg e Décio Pignatari.
PARTE 4: AUGUSTO DE CAMPOS, 5 DÉCADAS DE PRODUÇÃO
4.1. Filosofia do NÃO; 4.2. O NÃO como arte poética; 4.3. Poema concreto de intervenção; 4.4. Poema concreto criptogramático.
PARTE 5: EXERCÍCIOS DE INFRALEITURA
TEXTOS RECOMENDADOS
Augusto de Campos, Verso, Reverso, Controverso, 2009.
Augusto de Campos, Poesia da Recusa, 2011.
Augusto de Campos, Viva Vaia. Poesia 1949-1979, 2014.
Augusto de Campos, Poesia Antipoesia Antropofagia & Cia., 2015.
Augusto de Campos; Haroldo de Campos; Décio Pignatari, “Plano-piloto para poesia concreta”, 1958. Acessível aqui, em português e aqui, em espanhol.
Gonzalo Aguilar, Poesia Concreta Brasileira: As Vanguardas na Encruzilhada Modernista, 2005.
Haroldo de Campos, “The Ex-centric’s Viewpoint: Tradition, Transcreation, Transculturation: Second thoughts: the dialectics of subaltern and overaltern literary models", Haroldo de Campos: A Dialogue with the Brazilian Poet, org.: Kenneth David Jackson, 2005.
Marjorie Perloff, Radical Artifice: Writing Poetry in the Age of Media, 1991.
Susan Sontag, “Against interpretation”, Against Interpretation and Other Essays, 1969.
TRABALHO DE CASA
— Terminar os três exercícios de infraleitura a partir dos poemas de Augusto de Campos e enviá-los para o meu email até 2h antes do nosso próximo seminário.
— Criar um poema verbivocovisual e enviá-lo para o meu email até 2h antes do nosso próximo seminário.
PARTE 1: APRESENTAÇÃO DOS POEMAS EM QUADRINHOS
PARTE 2: NÃO-COMUNICAÇÃO, ANTI-LOGOCENTRISMO E CODIFICAÇÃO
2.1. O princípio subtrativo da composição; 2.2. Uma erótica da interpretação. 2.3. O aparecimento da(o) leitor(a); 2.4. Colaboração autoral.
PARTE 3: INTRODUÇÃO À POESIA CONCRETA
3.1. “Plano-piloto para poesia concreta” (1958); 3.2. O poema como um objeto intrincado; 3.3. A verbivocovisualidade. 3.4. Análise de poemas de Edgard Braga, Ronaldo Azeredo, Augusto de Campos, Felipe Ehrenberg e Décio Pignatari.
PARTE 4: AUGUSTO DE CAMPOS, 5 DÉCADAS DE PRODUÇÃO
4.1. Filosofia do NÃO; 4.2. O NÃO como arte poética; 4.3. Poema concreto de intervenção; 4.4. Poema concreto criptogramático.
PARTE 5: EXERCÍCIOS DE INFRALEITURA
TEXTOS RECOMENDADOS
Augusto de Campos, Verso, Reverso, Controverso, 2009.
Augusto de Campos, Poesia da Recusa, 2011.
Augusto de Campos, Viva Vaia. Poesia 1949-1979, 2014.
Augusto de Campos, Poesia Antipoesia Antropofagia & Cia., 2015.
Augusto de Campos; Haroldo de Campos; Décio Pignatari, “Plano-piloto para poesia concreta”, 1958. Acessível aqui, em português e aqui, em espanhol.
Gonzalo Aguilar, Poesia Concreta Brasileira: As Vanguardas na Encruzilhada Modernista, 2005.
Haroldo de Campos, “The Ex-centric’s Viewpoint: Tradition, Transcreation, Transculturation: Second thoughts: the dialectics of subaltern and overaltern literary models", Haroldo de Campos: A Dialogue with the Brazilian Poet, org.: Kenneth David Jackson, 2005.
Marjorie Perloff, Radical Artifice: Writing Poetry in the Age of Media, 1991.
Susan Sontag, “Against interpretation”, Against Interpretation and Other Essays, 1969.
TRABALHO DE CASA
— Terminar os três exercícios de infraleitura a partir dos poemas de Augusto de Campos e enviá-los para o meu email até 2h antes do nosso próximo seminário.
— Criar um poema verbivocovisual e enviá-lo para o meu email até 2h antes do nosso próximo seminário.
AUGUSTO DE CAMPOS. NÃO. 1990.
CLASS 6 // FEBRUARY 22, WEDNESDAY
PARTE 1: APRESENTAÇÃO DOS EXERCÍCIOS DE INFRALEITURA + POEMAS VERBIVOCOVISUAIS
TRABALHO DE CASA
— Trabalhar na proposta provisória de ensaio final e enviá-la para o meu email até 2h antes do nosso próximo seminário.
PATRÍCIA LINO. DAEDALUS 22/1. 2021.
CLASS 7 // MARCH 1, WEDNESDAY
PARTE 1: REFLEXÃO E DEBATE SOBRE OS EXERCÍCIOS DE INFRALEITURA
PARTE 2: AUGUSTO DE CAMPOS, 5 DÉCADAS DE PRODUÇÃO
2.1. A verbivocovisualidade e as redes sociais; 2.2. Poema "concreto" no instagram.
TEXTOS RECOMENDADOS
Augusto de Campos, Verso, Reverso, Controverso, 2009.
Augusto de Campos, Poesia da Recusa, 2011.
Augusto de Campos, Viva Vaia. Poesia 1949-1979, 2014.
Augusto de Campos, Poesia Antipoesia Antropofagia & Cia., 2015.
Augusto de Campos; Haroldo de Campos; Décio Pignatari, “Plano-piloto para poesia concreta”, 1958. Acessível aqui, em português e aqui, em espanhol.
Gonzalo Aguilar, Poesia Concreta Brasileira: As Vanguardas na Encruzilhada Modernista, 2005.
Haroldo de Campos, “The Ex-centric’s Viewpoint: Tradition, Transcreation, Transculturation: Second thoughts: the dialectics of subaltern and overaltern literary models", Haroldo de Campos: A Dialogue with the Brazilian Poet, org.: Kenneth David Jackson, 2005.
Marjorie Perloff, Radical Artifice: Writing Poetry in the Age of Media, 1991.
Susan Sontag, “Against interpretation”, Against Interpretation and Other Essays, 1969.
TRABALHO DE CASA
— Em grupo, as(os) estudantes deverão criar uma conta no instagram e cada um(a) das(os) estudantes deverá postar um poema cuja estrutura formal se adapte naturalmente ao formato digital desta plataforma.
PARTE 1: REFLEXÃO E DEBATE SOBRE OS EXERCÍCIOS DE INFRALEITURA
PARTE 2: AUGUSTO DE CAMPOS, 5 DÉCADAS DE PRODUÇÃO
2.1. A verbivocovisualidade e as redes sociais; 2.2. Poema "concreto" no instagram.
TEXTOS RECOMENDADOS
Augusto de Campos, Verso, Reverso, Controverso, 2009.
Augusto de Campos, Poesia da Recusa, 2011.
Augusto de Campos, Viva Vaia. Poesia 1949-1979, 2014.
Augusto de Campos, Poesia Antipoesia Antropofagia & Cia., 2015.
Augusto de Campos; Haroldo de Campos; Décio Pignatari, “Plano-piloto para poesia concreta”, 1958. Acessível aqui, em português e aqui, em espanhol.
Gonzalo Aguilar, Poesia Concreta Brasileira: As Vanguardas na Encruzilhada Modernista, 2005.
Haroldo de Campos, “The Ex-centric’s Viewpoint: Tradition, Transcreation, Transculturation: Second thoughts: the dialectics of subaltern and overaltern literary models", Haroldo de Campos: A Dialogue with the Brazilian Poet, org.: Kenneth David Jackson, 2005.
Marjorie Perloff, Radical Artifice: Writing Poetry in the Age of Media, 1991.
Susan Sontag, “Against interpretation”, Against Interpretation and Other Essays, 1969.
TRABALHO DE CASA
— Em grupo, as(os) estudantes deverão criar uma conta no instagram e cada um(a) das(os) estudantes deverá postar um poema cuja estrutura formal se adapte naturalmente ao formato digital desta plataforma.
AUGUSTO DE CAMPOS. O MITO. 2019.
CLASS 8 // MARCH 8, WEDNESDAY
PARTE 1: APRESENTAÇÃO DA PÁGINA INSTAGRAM COLETIVA
PARTE 2: INTRODUÇÃO AO NEOCONCRETISMO
2.1. O corpo material; 2.2. Co-autoria; 2.3. Leitura corporal.
PARTE 3: O CORPO SEM ÓRGÃOS DE LYGIA CLARK
3.1. Objetos relacionais; 3.2. A performance e o regresso ao ventre; 3.3. Performance e terapia.
PARTE 4: OS POEMAS TRIDIMENSIONAIS DE FERREIRA GULLAR
4.1. "Teoria do não-objeto"; 4.2. Livro-poema; 4.3. Poema tridimensional; 4.4. Poema espacial.
PARTE 5: DEPOIS DE GULLAR: POEMA-OBJETO COLABORATIVO
5.1. Nicanor Parra, Joan Brossa, Lenora de Barros.
TEXTOS RECOMENDADOS
Vári_s autor_s, Poesia Neoconcreta, org.: Luiz Guilherme Ribeiro Barbosa, Renato Rezende, Sergio Cohn, 2021.
TRABALHO DE CASA
— Criar um poema tridimensional ou performático e enviá-lo para o meu email até 2h antes do nosso próximo seminário.
LYGIA CLARK. MÁSCARA ABISMO. 1968.
CLASS 9 // MARCH 29, WEDNESDAY
PARTE 1: APRESENTAÇÃO DOS POEMAS TRIDIMENSIONAIS OU PERFORMÁTICOS
PARTE 2: INTRODUÇÃO AO POEMA/PROCESSO
PARTE 3: A AVE DE WLADEMIR DIAS-PINO
PARTE 4: DUAS MANIFESTAÇÕES DO POEMA/PROCESSO
3.1. Poemas/processo em quadrinhos; 3.2. Os inimigos da poesia: "Rasga-rasga", Arte no Aterro, exibição de Apocalipopótese (1969) de Raymundo Amado, Pirapora, Feira de Arte de Recife; 3.3. Poemas comestíveis (Edgardo Antonio Vigo, Anna Bella Geiger, Artur Barrio, Bartolomé Ferrando, Grupo Escombros); 3.4. Poesia viva (Paulo Bruscky, Unhandeijara Lisboa, Luis Pazos, Letícia Parente, Ivald Granato & Ulises Carrión, Lenora de Barros, Bartolomé Ferrando).
PARTE 5: OS POEMAS PERFORMÁTICOS DE NEIDE DE SÁ
5.1. Visualidade e descodificação; 5.2. Espaço, fragmentação e performance; 5.3. O fim do alfabeto é o corpo ou o poema ludoterapêutico.
TEXTOS RECOMENDADOS
Gustavo Nóbrega, Poema/Processo: Uma Vanguarda Semiológica, 2017.
Mário Margutti, Do Poema Visual ao Objeto-Poema. A Trajetória de Neide Sá, 2014.
Paulo Ramos, A Leitura dos Quadrinhos, 2010.
Wlademir Dias-Pino, Processo: Linguagem e Comunicação, 1975.
TRABALHO DE CASA
— Criar um poema não-verbal, comestível ou corpóreo e enviá-lo para o meu email até 2h antes do nosso próximo seminário.
PARTE 1: APRESENTAÇÃO DOS POEMAS TRIDIMENSIONAIS OU PERFORMÁTICOS
PARTE 2: INTRODUÇÃO AO POEMA/PROCESSO
PARTE 3: A AVE DE WLADEMIR DIAS-PINO
PARTE 4: DUAS MANIFESTAÇÕES DO POEMA/PROCESSO
3.1. Poemas/processo em quadrinhos; 3.2. Os inimigos da poesia: "Rasga-rasga", Arte no Aterro, exibição de Apocalipopótese (1969) de Raymundo Amado, Pirapora, Feira de Arte de Recife; 3.3. Poemas comestíveis (Edgardo Antonio Vigo, Anna Bella Geiger, Artur Barrio, Bartolomé Ferrando, Grupo Escombros); 3.4. Poesia viva (Paulo Bruscky, Unhandeijara Lisboa, Luis Pazos, Letícia Parente, Ivald Granato & Ulises Carrión, Lenora de Barros, Bartolomé Ferrando).
PARTE 5: OS POEMAS PERFORMÁTICOS DE NEIDE DE SÁ
5.1. Visualidade e descodificação; 5.2. Espaço, fragmentação e performance; 5.3. O fim do alfabeto é o corpo ou o poema ludoterapêutico.
TEXTOS RECOMENDADOS
Gustavo Nóbrega, Poema/Processo: Uma Vanguarda Semiológica, 2017.
Mário Margutti, Do Poema Visual ao Objeto-Poema. A Trajetória de Neide Sá, 2014.
Paulo Ramos, A Leitura dos Quadrinhos, 2010.
Wlademir Dias-Pino, Processo: Linguagem e Comunicação, 1975.
TRABALHO DE CASA
— Criar um poema não-verbal, comestível ou corpóreo e enviá-lo para o meu email até 2h antes do nosso próximo seminário.
MANIFESTANTES DO POEMA/PROCESSO SEGURAM CARTAZES NO CENTRO DO RIO. 1968. [FOTOGRAFIA: JACOB/CPDoc JB.]
CLASS 10 // APRIL 5, WEDNESDAY
PARTE 1: APRESENTAÇÃO DOS EXERCÍCIOS PERFORMÁTICOS
PARTE 2: MANIFESTAÇÕES RECENTES DO POEMA EXPANDIDO BRASILEIRO
2.1. Lenora de Barros (1953-); 2.2. Leonilson; 2.3. Arnaldo Antunes (1960-); 2.4. Eduardo Kac (1962-).
TEXTOS E LINKS RECOMENDADOS
Arnaldo Antunes, Como é que Chama o Nome Disso, 2006.
Website de Eduardo Kac: https://www.ekac.org/.
Lenora de Barros, Relivro, 2011.
Mariana Baltazar, Escrever Leonilson: Expansão da Poesia, 2022.
TRABALHO DE CASA
— Selecionar um trabalho de um dos três autores abordados na aula, escrever um comentário (mínimo 3 páginas) e enviá-lo para o meu email até 2h antes do nosso próximo seminário.
PARTE 1: APRESENTAÇÃO DOS EXERCÍCIOS PERFORMÁTICOS
PARTE 2: MANIFESTAÇÕES RECENTES DO POEMA EXPANDIDO BRASILEIRO
2.1. Lenora de Barros (1953-); 2.2. Leonilson; 2.3. Arnaldo Antunes (1960-); 2.4. Eduardo Kac (1962-).
TEXTOS E LINKS RECOMENDADOS
Arnaldo Antunes, Como é que Chama o Nome Disso, 2006.
Website de Eduardo Kac: https://www.ekac.org/.
Lenora de Barros, Relivro, 2011.
Mariana Baltazar, Escrever Leonilson: Expansão da Poesia, 2022.
TRABALHO DE CASA
— Selecionar um trabalho de um dos três autores abordados na aula, escrever um comentário (mínimo 3 páginas) e enviá-lo para o meu email até 2h antes do nosso próximo seminário.
LENORA DE BARROS. ESTUDO PARA FACADAS. 2012.
CLASS 11 // APRIL 12, WEDNESDAY
PARTE 1: REVISÃO
PARTE 2: MANIFESTAÇÕES RECENTES DO POEMA EXPANDIDO BRASILEIRO
2.1. André Vallias (1963-); 2.2. Daniel Minchoni (1980-); 2.3. Nívea Sabino (1980-); 2.4. Luiza Romão (1992-).
TEXTOS E LINKS RECOMENDADOS
Website de André Vallias: https://www.andrevallias.com/.
Instagram de Daniel Minchoni: https://www.instagram.com/danielminchoni/.
Spotify de Nívea Sabino: https://open.spotify.com/artist/3BPIEZPhDHC0HGKT4733au.
Luiza Romão, Sangria, 2017.
TRABALHO DE CASA
— As(os) estudantes deverão focar a sua atenção na preparação das apresentações dos seus ensaios finais.
NÍVEA SABINO. DESIDRATADA A CIDADE. 2020.
CLASS 12 // APRIL 19, WEDNESDAY
APRESENTAÇÃO DOS ENSAIOS FINAIS
As(os) estudantes deverão apresentar individualmente os seus ensaios finais.
CLASS 13 // APRIL 26, WEDNESDAY
APRESENTAÇÃO DOS ENSAIOS FINAIS + HAPPY HOUR
As(os) estudantes deverão apresentar individualmente os seus ensaios finais.
APRESENTAÇÃO DOS ENSAIOS FINAIS + HAPPY HOUR
As(os) estudantes deverão apresentar individualmente os seus ensaios finais.
Course materials
All course materials will be available online.
Grading and Assignments
40% Response papers and activities
15% Short film
45% Final paper
100% Total
Grading Scale
A (93-100); A- (90-92); B+ (88-89); B (83-87); B- (80-82); C+ (78-80); C (73-77); C- (70- 72); D+ (68-70); D (63-67); F (63 and below)
Response papers, Presentation, and Final paper
Response papers and the final paper can be written in English, Portuguese, or Spanish. Presentations will be in English.
Final Paper
At the end of the quarter, students will be required to write a broader, more cumulative essay that draws on and compares artistic productions we have studied throughout the quarter. It should be a topic that allows you to relate the film(s) to larger issues involving the Afro-Luso-Brazilian cultural world. The final paper should be 10 pages long, Times New Roman, 12’ font, 1-inch margins, double-spaced. Also please email it to me [TBD] in WORD format by May 7 of 2023.
Attendance and participation
The course will be conducted as a student-centered seminar, in which students are expected to attend class sessions prepared to contribute to discussions. This means students are expected to complete weekly reading assignments on time. In-class participation, although somewhat subjective, is based upon your response to questions, your willingness to fully engage yourself in the task at hand, and your shown interest towards the subject matter. Above all, the key to be able to participate successfully is preparation. Students are expected to come to class with ideas and questions about the readings and films. Class participation will count significantly towards the final grade. Since we meet only twice a week, after 3 unexcused absences, the participation grade will be deduced (1 point) each time the student misses class. Moreover, students are accountable for all work missed because of an absence.
Oral presentations
Individual oral presentations (10-15 minutes) will be brief and creative reinterpretations of primary and/or secondary sources, and will be scheduled in advance.